30 de Março a 2 de Abril 2015 | Universidade de Aveiro

W3 - Herbário da Universidade de Aveiro – Um valioso património

Rosa Pinho (Departamento de Biologia, Universidade de Aveiro)

- Preço: 5€

-Téorico + Prático

- Limite de Máximo de Participantes: 25

Horário: 30 de Março, 9:00 - 13:00h

Um dos maiores problemas para o homem na atualidade é o facto de que a destruição do meio ambiente acontece mais rapidamente que o inventário sobre as espécies de animais e plantas e os ecossistemas onde vivem. Ecossistemas inteiros podem desaparecer sem que se tenha conhecimento dos seres ali existentes e das relações que ocorrem entre eles. Além do inegável empobrecimento da natureza pela extinção de espécies, a perda da biodiversidade traz um prejuízo incalculável para a humanidade, pois ela armazena muitas soluções naturais para problemas económicos e de saúde, a maioria ainda desconhecida.

As coleções botânicas, armazenadas nos chamados herbários, são imprescindíveis para o estudo da diversidade vegetal e detêm um inestimável acervo de plantas e de dados. Elas documentam a existência de espécies num determinado tempo e espaço; documentam elementos da flora de áreas preservadas e de áreas hoje perturbadas ou empobrecidas; são indispensáveis em estudos taxonómicos e filogenéticos e essenciais na identificação precisa das espécies.

O Herbário da Universidade de Aveiro  (situado no Departamento de Biologia), foi iniciado em Fevereiro de 1977 e apresenta uma extensa coleção de exemplares vegetais colhidos de norte a sul do país, com domínio da flora da região de Aveiro. Possui ainda uma coleção de Porto Santo (Madeira), outra de Timor Leste e outra de Moçambique.

O Herbário do dbio-UA ao longo dos últimos 20 anos tem participado em inúmeros projetos de investigação, divulgação e educação ambiental. Participando num número considerável de Estudos de Impacte Ambiental, Monitorizações Ambientais, Planos de Ordenamento do Território. Desenvolvendo trabalho em áreas protegidas, Matas Nacionais (e.g. Buçaco), Parques urbanos (e.g. Serralves), entre outros.

Esta comunicação pretende dar a conhecer o Herbário do dbio-UA, assim como as atividades que ali são desenvolvidas.

top